Projeto Educativo

O Projeto Educativo do Agrupamento insere-se no quadro legal existente e respondeàs finalidades educativas definidas na Lei de Bases do Sistema Educativo e na Constituição da República. A então Escola Básica de 2º e 3º Ciclos com Ensino Secundário, hoje Michel Giacometti, teve o seu primeiro Projeto Educativo em1996, com o título “Afetos/Valores/Saberes, O Outro Rosto da Escola”, elegendo como prioridades a educação e a socialização dos alunos, a organização da escola como pólo de partilha de saberes e o desenvolvimento de iniciativas concretas no sentido de solucionar problemas escolares e educativos. Dos problemas detetados, muitos foram ultrapassados, mas permanecem muitos aspetos a melhorar, e que o presente Projeto identifica.


O Agrupamento Vertical de Escolas Michel Giacometti tem como missão acompanhar os alunos desde o pré-escolar até ao 12º ano, e proporcionar-lhes uma educação de qualidade, e que seja facilitadora da sua integração na sociedade como cidadãos ativos, responsáveis e solidários tendo um papel de relevo na formação de quase 2000 crianças e jovens por ano. Este documento pretende ser orientador da ação educativa, definindo metas a atingir, prevendo recursos e procurando envolver todos os atores na concretização dos objetivos.
O Projeto Educativo do Agrupamento é o resultado do levantamento das necessidades e de uma reflexão conjunta. A primeira opção seria a de individualizar cada uma das escolas, apresentar a sua singularidade. Mas foi encontrado sentido para um Projeto Educativo comum às várias escolas que constituem o Agrupamento, porque apesar das características distintas das escolas, há uma identidade comum a crescer.

muralbWebmasterMichelGiacometti@gmail.com