Orçamento Participativo da Escola 2020

ligado .

FaceBook  Twitter

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola durante o ano de 2020. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas!
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.
Até ao final de fevereiro os alunos serão coadjuvados nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e/ou DT1, no sentido de desenvolvimento e apresentação das suas propostas. Deverão apresentar por escrito a proposta (solicitar documento na Secretaria ou ao professor) e dar entrada da mesma na Secretaria.
A divulgação e o debate das propostas decorrerão durante o mês de Março. No dia 24 de março, Dia do Estudante será o dia da eleição. Só poderão ir a votos as propostas que contem com a subscrição de, pelo menos, 5% dos estudantes do 3.º ciclo do ensino e/ou do ensino secundário.
O coordenador responsável pelo OPE, validará as propostas e indicará, num prazo de duas semanas após as votações, o número de votos que cada proposta obteve, indicando a vencedora, até ao final de março.
As medidas deverão ser executadas pelas escolas até ao final do presente ano civil.
O Diretor do AEMG

 

LOGO

CartazOPE2020

 Regulamento


Impresso de Proposta (pdf)
Disponível na Secretaria


Mais informação e inscrições em
https://opescolas.pt/

muralb