Portal das Matriculas48º ao 12.º ano(s)
18/06 a 30/06

EscolaDigital Logo2

CURSO PROFISSIONAL DE MUSEOGRAFIA E GESTÃO DO PATRIMÓNIO

Perfil de desempenho à saída do curso
O/A Técnico/a de Museografia e Gestão do Património executa sob a orientação de um/a Técnico/a Superior, ações conducentes ao estudo, inventariação, documentação, interpretação e organização de exposições, bem como ações de conservação preventiva das coleções, com o objetivo de satisfazer diferentes necessidades dos utilizadores dos espaços culturais, nomeadamente museus, palácios, centros de arte, monumentos, sítios arqueológicos e parques naturais.

As atividades principais a desempenhar por este/a técnico/a são, entre outras:

  • Apoiar os investigadores no processo de preparação da informação acerca das coleções, dos programas e de eventos/atividades.
  • Participar na incorporação, registo e inventário do acervo museológico.
  • Efetuar inspeções periódicas ou permanentes com o objetivo de detetar possíveis deteriorações das peças e objetos expostos, ou em reserva.
  • Participar na definição dos espaços museográficos e na montagem e desmontagem de exposições.
  • Participar na organização e assegurar serviços de acolhimento a públicos diversificados nos diferentes espaços culturais.

Prova de Aptidão Profissional
Os Cursos Profissionais culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual os alunos demonstram as competências e saberes que desenvolveram ao longo da formação. 

Certificação
O Curso Profissional de Técnico de Museografia e Gestão de Património é um curso de nível de qualificação 4, que dá equivalência ao 12º ano e permite o prosseguimento de estudos, no ensino politécnico e universitário.

Consultar Referencial de Qualificação

muralb