Portal das Matriculas48º ao 12.º ano(s)
18/06 a 30/06

EscolaDigital Logo2

Escola Digital

EscolaDigital3Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Bloqueio inesperado de computadores do modelo Lenovo M14L-256 - "Escola Digital"

Na sequência de uma atualização dos mecanismos antivírus, existe a possibilidade de ativação do sistema de proteção (CUCo), contra roubo dos computadores Lenovo M14L-256, cedidos no âmbito do Programa "Escola Digital", onde este sistema está instalado. Para evitar o bloqueio do computador será necessário descarregar o ficheiro de correção existente em http://cuco.softi9.pt/updates/20210517101.bat e executá-lo de seguida. Para tal, basta fazer duplo clique com o rato em cima do ficheiro descarregado. De seguida, abrir-se-á uma janela onde se visualizará o desenrolar das alterações. Após finalização do processo, o equipamento encontra-se atualizado. Durante todo este procedimento o computador deve estar ligado à internet. Recomenda-se que seja desativado temporariamente o software antivirus antes de iniciar o procedimento descrito anteriormente, e de seguida deverá ser reativado. LENOVO M14L 256

Devolução de computadores para manutenção

Caso um computador apresente uma anomalia que necessite de ser inspecionada na escola, seguindo-se eventual envio para reparação ou para acionamento da garantia, deve ser devolvido embalado tal como foi entregue.

O que é necessário devolver durante a manutenção?

  1. Caixa exterior completa;
  2. Suportes internos de embalamento (consoante o tipo de computador fornecido);
  3. Transformador/carregador.

A falta de algum elemento acima identificado poderá levar à recusa de aceitação por questões de logística. No ato de devolução deve ser preenchido um formulário de identificação e verificação do equipamento entregue com a descrição da anomalia e com os dados de acesso ao mesmo.

A entrega deverá ser agendada, contactando Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O que é o Programa Escola Digital

ImagemGeral EscolaDigital O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.
Para concretizar, serão distribuídos 2 kits pelos beneficiários: o kit do computador e o kit da conetividade.
No caso do kit do computador, importa referir que há três modelos de equipamento que variam consoante o nível de ensino que o/a aluno/a frequenta. Já o acesso à internet está ajustado a uma utilização responsável em contexto educativo.

Instalação de programas

Os computadores do Programa Escola Digital, são entregues com o software predefinido de um PC vendido com o Windows.

Sugerimos a instalação dos seguintes programas nos equipamentos:

Conforme as condições gerais de empréstimo do Kit é proibida a instalação, tentativa de instalação de qualquer aplicativo não autorizado. É permitida a instalação de software exclusivamente para fins do processo de ensino e aprendizagem.

Observações:

  • O pacote Microsoft Office vem de origem no computador, sem que exista licença para o aluno o usar. O fornecimento desta licença não está prevista no programa Escola Digital.
  • Solicita-se especial atenção para que sejam guardados os dados de licenciamento, caso sejam instaladas aplicações licenciadas ao utilizador, pois caso o equipamento avarie ou seja substituído, a empresa fornecedora/reparadora do equipamento não se responsabiliza pela sua reposição.

Características do pacote de dados móveis

É disponibilizado aos alunos e docentes um pacote com:

  1. 12Gb de dados
  2. um débito igual ou superior a 2 Mbps
  3. capacidade de utilização das redes 2G, 3G e 4G;
  4. está vedada a possibilidade de realização de comunicações de voz;
  5. está vedada a realização de comunicações em roaming fora da UE;
  6. não existe diferenciação entre dados em contexto educativo e dados de utilização livre.

Uma vez esgotado o plafond referido na alínea 1, será aplicada pelos Prestadores de Serviços de Acesso à Internet (PSAI) uma limitação do débito, respeitando o limite mínimo de 2 Mbps.

Os beneficiários finais deverão adotar uma utilização responsável e para os fins educativos a que se destinam estes equipamentos e conetividade, incluindo todos os aspetos de instalação e configuração de aplicações e dos dispositivos, bem como visualização de conteúdos para utilização em contexto educativo.

Compra de dados móveis
É possível efetuar a aquisição de mais dados móveis. Os carregamentos adicionais são da total responsabilidade do Encarregado de Educação ou Aluno maior de idade, que assume a despesa.
O utilizador deve poder proceder à aquisição de tráfego adicional de utilização livre, em múltiplos de 2GB, pelo preço unitário de €5,00 (cinco euros), com IVA incluído, através de Multibanco, Home banking ou MB Way.

muralb