Aprendizagens Dialógicas e os Projetos Interdisciplinares

No 2º período e no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular - DAC, as turmas 6ºB e 10ºH construíram projetos curriculares que deram espaço às práticas de articulação vertical e horizontal.
A visita de estudo ao Museu Coleção Berardo em que ambas as turmas participaram, contribuiu para a qualidade das aprendizagens.
As aprendizagens dialógicas foram uma preciosa ferramenta para o trabalho colaborativo entre alunos, alunos e professores e para o sucesso das aulas. O olhar sobre as obras de arte, a descoberta, a partilha e a discussão de opiniões, entre o básico e secundário foram fundamentais para a continuidade das aprendizagens.
Já em sala de aula, os alunos do 6ºB transmitiram os saberes e cruzaram aprendizagens através da dinamização de uma oficina de construção de esculturas de papel, na qual os alunos do 10ºH participaram. Na semana seguinte, foi a vez do 10H promover uma atividade para o 6ºB. Representaram através de materiais riscadores a pintura em perspetiva.
Estas relações de aprendizagem revelaram-se profícuas para o desenvolvimento de capacidades de pensamento e atitudes favoráveis à aprendizagem dos alunos.

AprendizagensDialogicas

muralb