Orçamento Participativo da Escola 2021

FaceBook  Twitter

COMO POSSO PARTICIPAR?

Para participar deves escrever um texto com a tua ideia, com um máximo de 1000 palavras, com ou sem imagem. Em seguida, entregas a tua ideia preferencialmente em www.opescolas.pt, no separador “INSCRIÇÃO” ou na secretaria da tua escola ou página da escola, através de preenchimento de impresso próprio.

Podes apresentar uma ideia individualmente ou em grupo (máximo de 5 estudantes) e tens que recolher o apoio de, pelo menos, 5% dos alunos que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário na tua escola. O apoio deve ser anexado à candidatura e, para isso, os teus apoiantes têm que se identificar, escrevendo o nome, o número de estudante e assinando. Caso entregues a tua proposta online, basta digitalizares esse papel com os apoios ou tirar uma fotografia à folha e anexares como ficheiro, no campo criado para o efeito. (Ver mais na pergunta “Como entregar a minha proposta online?”).

Parece difícil? Mas não é, é super simples. Dado que a nossa escola tem pouco mais de 900 alunos de 3ºCiclo e Secundário, só tens de conquistar 45 apoiantes. Estamos a contar com a tua ideia!

A MINHA PROPOSTA CUMPRE AS REGRAS?

A tua proposta será considerada elegível se:
  • Não exceder o montante orçamental disponível;
  • Puder ser executada durante o presente ano civil;
  • Identificar, claramente, uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou que sejam destinados a melhorar os processos de ensino aprendizagem e do qual possam beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar;
  • Reunir o apoio expresso de 5% dos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário da tua escola.

Não são consideradas propostas que apenas beneficiem o grupo de alunos que as apresentam, que esgotem a sua finalidade no ano em que são implementadas (por exemplo: visita de estudo para a turma x;…), ou que sejam contrárias à lei.

CALENDÁRIO DO OPE Na EB2,3/S. MICHEL GIACOMETTI

- Período de apresentação das propostas – 27 de Maio (5ªf.) a 9 de Junho (4ªf.)

- Período de divulgação das propostas – 11 de Junho (6ªf.) a 16 de Junho (4ªf.)

- Dia da Eleição da proposta vencedora – 18 de Junho (6ª.)

LOGO

CartazOPE2020

Impresso de Proposta (pdf)


Mais informação e inscrições em
https://opescolas.pt/

muralb