Tertúlia Dialógica Musical-5ºE
No âmbito do tema geral ”Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar”. A música de Chopin com o título: "A música outra forma de comunicar" (pdf)
Com o principal objetivo de alcançar tanto o sucesso académico como a coesão social para todas as crianças e comunidades na Europa, o INCLUD-ED (pesquisa financiada pelo VI Programa Quadro da Comissão Europeia, coordenado pelo CREA - Community of Research in Excellence for All, da Universidade de Barcelona) identificou comunidades envolvidas em projetos de aprendizagem que alcançaram excelentes resultados académicos e de inclusão.
O INCLUD-ED, em 2011, foi o único projeto de investigação das ciências sociais destacado pela Comissão Europeia entre dez estudos de sucesso dos European Commission’s Framework Programmes of Research. Tendo como foco a identificação de Ações Educativas de Sucesso, ou seja, ações que simultaneamente melhoram o sucesso escolar e contribuem para a coesão social, em todos os contextos em que são implementadas, por oposição às boas práticas que, não obstante o seu potencial para alcançar excelentes resultados, estão limitadas a contextos particulares. Note-se que conseguiu identificar ações que, independentemente do contexto, têm sucesso conferindo-lhes a possibilidade de serem transferíveis para quaisquer escolas ou comunidades.
Tendo em conta que as atuais linhas orientadoras da política educativa nacional apontam para a construção de uma escola de qualidade com todos e para todos, numa perspetiva de inclusão e de articulação com a família e com a comunidade, o projeto INCLUD-ED poderá constituir-se como uma mais-valia uma vez que tem, como objetivo último, a construção de Comunidades de Aprendizagem pelo sucesso de todos com todos.
Formação da equipa de formadores e formadoras no país
FICHA DE AÇÕES EDUCATIVAS DE SUCESSO (AES): Projetos Docentes
No âmbito do tema geral ”Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar”. A música de Chopin com o título: "A música outra forma de comunicar" (pdf)
”Jovem Mãe" Pierre-Auguste Renoir Óleo sobre tela - 1898
Participantes: Sala 3 e 4 – J.I. da E.B. nº3 da Quinta do Conde Educadora: Celeste Pereira (pdf)
No âmbito da implementação do Projeto INCLUD-ED, as crianças da sala 2 do pré-escolar nº3 desenvolveram, como Ações de Sucesso, Tertúlias Dialógicas Artísticas.
Viajámos no mundo da Arte no 2º/3º período, explorando as obras de Arte de PICASSO, GOYA e VANG GOGH.
O olhar sobre as obras de arte, as descobertas, as emoções, as vivências foram uma mais valia para o grupo de crianças.
Esta viagem não tem como objetivo que as crianças pintem como os “Mestres” das diferentes correntes artísticas ou sequer que imitem as obras que viram/observaram. Serve somente para que, por um lado as crianças que expressem as suas emoções o seu sentir e que deem a sua visão do que observam, por outro que tenham acesso ao modo de fazer, ao processo de criação artística e ainda que o seu trabalho seja reconhecido pelos seus pares, bem como pelas famílias.
No 2º período e no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular - DAC, as turmas 6ºB e 10ºH construíram projetos curriculares que deram espaço às práticas de articulação vertical e horizontal.
A visita de estudo ao Museu Coleção Berardo em que ambas as turmas participaram, contribuiu para a qualidade das aprendizagens.
As aprendizagens dialógicas foram uma preciosa ferramenta para o trabalho colaborativo entre alunos, alunos e professores e para o sucesso das aulas. O olhar sobre as obras de arte, a descoberta, a partilha e a discussão de opiniões, entre o básico e secundário foram fundamentais para a continuidade das aprendizagens.
Já em sala de aula, os alunos do 6ºB transmitiram os saberes e cruzaram aprendizagens através da dinamização de uma oficina de construção de esculturas de papel, na qual os alunos do 10ºH participaram. Na semana seguinte, foi a vez do 10H promover uma atividade para o 6ºB. Representaram através de materiais riscadores a pintura em perspetiva.
Estas relações de aprendizagem revelaram-se profícuas para o desenvolvimento de capacidades de pensamento e atitudes favoráveis à aprendizagem dos alunos.
Este período andámos por outros locais. Fomos até à savana e explorámos uma fábula com o seguinte nome:
O Leão vai à Guerra
Ouvimos e fizemos uma tertúlia dialógica literária.
Cicla em cima do endereço para ouvir https://drive.google.com/file/d/18oNBLRgm9OoJ92sceF1sNWUJo9pxJO9k/view?usp=sharing
Fizemos trabalhos de expressão plástica em sala de aula, mas a professora não tirou foto de todos. Ficam só estes como amostra.
A par do projeto de turma desenvolvemos outras Tertúlias ao longo do ano.
Umas apenas com a nossa professora outras com a coadjuvação da professora Conceição Almeida, nomeadamente as artísticas (musicais e as plásticas):
No âmbito do Projeto Includ-ed, os alunos das turmas 3.ª B, 3.º E e 4.º A realizaram um projeto bilingue (Português e Inglês) sobre os compositores de referência: Beethoven, Mozart e Vivaldi, com a colaboração e dinamização das docentes de Inglês, de DAC e Educação Artística, respetivamente Patrícia Costa e Conceição Almeida.
Este projeto desenvolveu-se em diferentes etapas:
|
Teatrinhos com a fábula deste período – uma proposta de trabalho no âmbito do projeto “DAR VOZ ÀS FÁBULAS” para os projetos de Includ-ed e eTwinning.
O grupo de nível de 1º ano trabalhou este período uma fábula de Esopo muito conhecida dos mais graúdos.
A cigarra e a formiga
Ficam aqui alguns dos trabalhos desenvolvidos juntamente com a família: