Projeto de organização e gestão das actividades de animação e apoio à Família

Esta componente tem como principal objectivo proporcionar segurança e bem-estar, privilegiar a livre escolha e a brincadeira espontânea da criança. É um processo educativo informal, isto é, onde as crianças têm liberdade de escolha no que quer fazer. Assim, o tempo das actividades deve privilegiar o envolvimento e satisfação das crianças e não ter grande preocupação com um produto, uma aprendizagem.

A implementação da componente de apoio à família é da responsabilidade da Câmara Municipal de Sesimbra resultante da celebração do acordo de cooperação entre esta entidade, o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Setúbal e a Direcção Regional de Educação de Lisboa. As normas reguladoras do funcionamento da componente de apoio à família foram dadas a conhecer aos Pais/Encarregados de Educação no início do ano lectivo 2009/2010. Pela sua dimensão organizacional, a responsabilidade institucional última é do Conselho Directivo do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti.

O tempo da componente de apoio à família sendo por natureza variável, terá de ser menos marcado por uma sucessão bem estabelecida. É um tempo ordenado, mas com um ritmo mais solto, de modo a possibilitar projectos simples que contemplem a livre escolha da criança.

Atendendo à especificidade deste tempo no processo educativo da criança consideramos que a organização do tempo e consequentemente do espaço e recursos, deve ser feita por ateliers.
Esta componente funciona das 8h às 9h, das 12h às 13h e das 15h às 18h 30m.

muralb

ME logo2024 horizontal